Construção de casas em Light Steel Frame
Light Steel Frame é um método construtivo que se baseia em estruturas de aço galvanizado projetadas para suportar as cargas da edificação e performar junto com os outros subsistemas da obra. Tornando a construção mais rápida, barata, flexível e com maior desempenho termoacústico.
Embora utilizada em grande escala em países como Estados Unidos, Espanha e Japão, no Brasil 9 de cada 10 casas usam ainda o método também conhecido como artesanal, pois é preciso uma grande equipe para fazer o passo-a-passo do levantamento das paredes, prazo superior, grande desperdício de materiais de obra e mais: alto impacto no meio ambiente, sendo que o Steel Frame consegue reduzir em 60% as emissões de gás carbônico.
Como em toda construção, além da preparação do terreno a fundação é um ponto crucial para o sucesso da obra. No sistema em Steel Frame a mais utilizada é a do tipo radier: espécie de laje que ocupa toda área a ser construída, já prevendo as instalações elétricas, hidráulicas e as esperas para a ancoragem dos perfis que serão fixados na próxima etapa.
Vídeo simula um terremoto 9 na escala richter para testar a estrutura do método Steel Frame.
A estrutura é calculada para que as cargas sejam distribuídas no maior número de pontos possíveis. O “esqueleto estrutural” do Steel Frame é composto por painéis em perfis leves, com espessuras que variam de 0,80 mm a 3,00 mm e revestimento de 180g/m² a 275g/m², que apesar de leves conseguem manter a estrutura e resistir à terremotos e furacões.
Desta forma os perfis são fixados à construção e os revestimentos adequados começam a ser aplicados, tal como o fechamentos das paredes com placas cimentícias, OSB – Oriented Strand Board ou placas de gesso acartonado (nas paredes internas).
Cada painel tem sua função para um maior desempenho da construção, garantindo a acústica e a manutenção da temperatura interna.
Com a casa pronta estruturalmente, inicia-se o acabamento com a instalação das cerâmicas e outros revestimentos escolhidos.
Caso queira saber mais recomendamos este vídeo do canal Mundo do Steel Frame ou conte com a Casa Magna tirar suas dúvidas!