Telhado Verde: bonito, sustentável e eficiente

telhado verde

Com cada vez mais adeptos, a arquitetura sustentável ou eco arquitetura é uma forma de pensar o projeto otimizando os recursos naturais e edificações para que haja o menor impacto no meio ambiente.

O telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado ou telhado ecológico é uma das formas mais usadas por quem busca a eficiência termoacústica e, claro, uma estética agradável e tão escassa no meio urbano.

Dentre os principais benefícios deste sistema estão a melhoria de até 30% nas condições térmicas no interior da construção como no próprio telhado e a capacidade de absorver grandes cargas pluviais, que se usado em grande escala poderia reduzir a probabilidade de enchentes nas cidades.

 


O QUE É PRECISO PREVER PARA CONSTRUIR UM TELHADO VERDE?

Antes de pensar em construir um telhado verde em sua casa ou projeto, é preciso avaliar os pontos a seguir:

Sobrecarga – o peso do sistema deve ser dimensionado com previsão para quando estiver saturado de água e com o máximo de vegetação, para garantir a qualidade da estrutura da edificação.

 Impermeabilização – Dependendo do tipo de vegetação que será plantada, há um tipo diferente de tratamento de impermeabilização, principalmente pela capacidade de absorção de água e controle das raízes das plantas

 Saídas para água da chuva – Como toda cobertura/telhado a vazão de água deve ser dimensionada e as saídas calculadas. Também é preciso prever se o revestimento do telhado verde não irá interferir negativamente no escoamento.

 Abastecimento– Para garantir a manutenção preventiva do telhado, principalmente em épocas mais secas, pontos de abastecimento serão necessários na cobertura.

 


 COMO O TELHADO VERDE É FEITO?

passo a passo telhado verde

  1. PREPARAÇÃO

A estrutura base do telhado verde deve ter ralos e inclinação mínima de 1,5% para o escoamento da água, e o mais importante: o planejamento de sobrecarga.

  1. IMPERMEABILIZAÇÃO

A forma mais usada para a impermeabilização da laje é através de manta asfáltica, sempre com muito cuidado com os cantos e áreas de escoamento.

  1. BARREITAS CONTRA RAÍZES

Dependendo do tipo de vegetação, uma barreira contra a passagem de raízes é necessária para impedir que a impermeabilização seja afetada.

  1. MATERIAL GRANULAR

Para manter a base da laje arejada e servir como fundo drenante, é preciso criar uma camada de 7 a 10 cm de material granular como argila expandida, principalmente por ser um material mais leve.

  1. MANTA GEOTÊXTIL

Ela serve como um filtro da chuva, impedindo que os substratos utilizados na vegetação escoem com a água. Ele deve ser aplicado acima do material granular.

  1. CAMADA DE SUBSTRATO

Após os processos anteriores, a camada de substrato (terra própria) é aplicada. Ela deve ter em torno de 10 cm para garantir que vegetação desenvolva-se corretamente.

  1. PLANTIO

A vegetação é instalada, que já deve ter sido escolhida na hora do planejamento (para utilizar o melhor tipo de estrutura e substrato). Dê preferência por espécies que precisem de menos água para sobreviver, para que o caráter sustentável seja mantido.

  1. MANUTENÇÃO

Para tirar o máximo de vantagem do telhado verde, a manutenção periódica é fundamental, tanto na parte de jardinagem como na drenagem, estrutura e impermeabilização.

 


 DESVANTAGENS

Também é necessário conhecer algumas desvantagens no uso do telhado verde, que devem ser avaliadas antes da tomada de decisão:

– Alto custo de construção e manutenção

– Precisa de mão de obra especializada para a instalação

– A cada 10 anos o jardim deve ser desfeito e a impermeabilização refeita.


Embora existam alguns pontos negativos, as dezenas de benefícios compensam as desvantagens, permitindo uma construção estética e sustentável, ainda mais nos dias atuais, em que todos procuram viver em harmonia com a natureza.